Comunicação Oral (CO)

INFORMAÇÕES GERAIS 

Autoria e submissão
O(a) autor(a) principal submete o trabalho e seleciona os co-autores (o autor principal deverá efetuar o pagamento da inscrição);
O(a)(s) co-autor(a)(e)(s) deve(m) estar cadastrado(s) no site do evento para que seu(s) nome(s) possa(m) ser adicionado(s) pelo(a) autor(a) no ato de submissão, contudo o pagamento de inscrição para ele(a)(s) é facultativo! (Somente é obrigatório caso a pessoa  queira participar do evento). 
   
Somente serão aceitos trabalhos escritos em português.
Quantidade de trabalhos para Submissão em Anais (Comunicação Oral ou Pôster):
Trabalhos como autor(a) principal: Máximo 02    
Trabalhos como coautor(a): sem restrição    
Participantes por trabalho: sem restrição.

 
ENVIO DE TRABALHOS

 
O(a) autor(a) deverá submeter o resumo simples. Esse resumo será utilizado como instrumento de avaliação, portanto, deve apresentar um rigor científico e correções ortográficas minuciosas. Ressaltamos que é de responsabilidade dos autores a atenção a essas normas. A avaliação será anônima, sendo que na primeira etapa da avaliação o(a) autor(a) deverá submeter o trabalho sem identificação dos autores.
 
Segunda fase: Envio de correções (se necessário) e/ou envio do arquivo identificado.
Cada resumo recebido será avaliado por um dos membros da comissão científica e classificado em ACEITO, NECESSITA CORREÇÃO E NÃO ACEITO. Os resumos avaliados como “Necessita Correção” poderão ser reenviados até a data limite estipulada para a segunda fase com as alterações solicitadas pelo(a) avaliador(a), via área do participante. Nessa fase, todos os trabalhos, independentemente do status (Aceito ou Necessita Correção), deverão ser reenviados com a devida identificação dos autores.
 
O reenvio dos trabalhos identificados está aberto até 30 de Agosto de 2024, via área do participante, no campo "Enviar Trabalho Completo". O reenvio do trabalho identificado é necessário para organização da publicação!
 
 
REGRAS DE ESTRUTURA DO RESUMO

  
Observação: Formato: o arquivo deverá ser anexado no formato PDF, com tamanho máximo de 2MB. O uso do papel timbrado da edição atual do evento é obrigatório. O modelo é disponibilizado no site do evento para download.
 
Página: Utilizar folha com o timbrado do evento
Margens: Esquerda e superior: 3,0 cm
Direita e inferior: 2,0 cm
Estrutura do resumo
Fonte: Times New Roman
Título: negrito, tamanho 14, maiúsculas, alinhamento centralizado
Resumo: parágrafo único de 200 a 300 palavras
Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco), separadas por vírgula
Texto: Espaçamento entre linhas: 1,5; Fonte: Times New Roman; Tamanho da Fonte: 12; Recuo de parágrafo: 1,25 cm (a partir da margem esquerda). 
 
O arquivo do resumo deverá conter os seguintes campos:
Categoria do trabalho (comunicação oral ou pôster)
Eixo temático (os resumos enviados devem estar enquadrados dentro de um dos eixos temáticos propostos pelo evento) - opções:
1. A ciência da ciência cidadã;
2. Desenvolvimento, metodologias e aplicações de projetos de ciência cidadã;
3. Formação e Engajamento em ciência cidadã;
4. Implicações e impactos políticos da ciência cidadã;
5. Infraestruturas, Tecnologias e Dados da ciência cidadã
 
Tipo de trabalho (produção científica [1], estudo de caso [2] ou relato de experiência [3]).
Eixo temático 
Título do trabalho
Resumo 
Palavras-chave:   
Aspectos éticos (opcional)
Agradecimentos 
 
 
[1] Produção científica: resumo que apresenta os resultados, discussões e conclusões referentes à análise de dados coletados com a finalidade de responder a uma pergunta científica genuína, claramente informada na introdução;
[2] Estudo de caso: resumo que evidencia resultados, discussões e conclusões de análises, principalmente qualitativas, de um determinado caso (p.ex. um teste piloto de protocolo ou de software com um grupo pequeno de cientistas cidadãos; desenvolvimento de projetos de ciência cidadã com pequenos grupos, como escoteiros ou turmas de uma escola);
[3] Relato de experiência: resumos que relatam caminhos percorridos e lições aprendidas, casos de sucesso, situações inusitadas ou analisam desafios e oportunidades da aplicação da ciência cidadã em diferentes contextos, sem apresentar necessariamente uma pergunta de pesquisa científica definida.
 
 
 

Modo de Apresentação

Condições para a apresentação de trabalho
Só serão apresentados os trabalhos:
1) que forem aprovados pela Comissão Científica; 
2) cujo o pagamento da taxa de inscrição (autor principal/apresentador) esteja regularizado até a data limite da última chamada
 
Comunicação Oral 
Forma: Apresentação oral, em sala com projetor e computador disponibilizados pela organização do evento
Tempo de apresentação: 10 minutos + 5 minutos para perguntas 
 
Data, local e horário: Estarão disponíveis para consulta no site do evento após o resultado final das avaliações de trabalho.

I ENCONTRO BRASILEIRO DE CIÊNCIA CIDADÃ

Qual ciência cidadã queremos?